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Ensino de História e Resistência Docente na Panamazônia

 

A região Panamazônica é palco de uma complexidade histórica e cultural que desafia padrões estabelecidos. Esse espaço multifacetado, onde comunidades tradicionais resistem à devastação ambiental, onde histórias locais disputam espaço com narrativas hegemônicas, foi o foco de um debate essencial promovido pela Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH).

O evento Conversatório: Ensino de História e Formação Docente na Região Panamazônica, realizado recentemente, trouxe reflexões urgentes sobre como formar professores em um território que demanda tanto uma educação comprometida com a realidade local quanto uma visão crítica sobre as estruturas de poder que o cercam. A Profa. Dra. Maria Lima apresentou uma resenha da segunda parte do livro "Ensino de História e Formação Docente na Região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões", lançado em 2024 pela EDUFMA.

Nesse trecho, intitulado "Formação Docente", os autores desvelam as dificuldades enfrentadas pelos educadores em um contexto marcado por desigualdades estruturais, além de apontarem caminhos possíveis para integrar as particularidades culturais e históricas locais ao ensino de História. A fala da professora Maria Lima explorou, sobretudo, como o panorama político-econômico global, refletido nas políticas educacionais neoliberais, tensiona a autonomia pedagógica e impõe currículos que ignoram as demandas do chão amazônico.

A luta pela memória e pela educação emancipadora

Se o ensino de História é um campo de disputas, na Panamazônia ele se torna um verdadeiro front de resistência. Sob um governo que prioriza interesses econômicos em detrimento de povos originários e ribeirinhos, o papel do professor assume uma dimensão política imprescindível. Não basta ensinar sobre o passado; é necessário transformar o presente e reivindicar o futuro.

A professora Maria Lima destacou que a formação de professores deve transcender os limites institucionais. Ela precisa incorporar a vivência das comunidades, as histórias que não cabem nos livros oficiais, as vozes que insistem em não ser apagadas. Seu debate reverberou como um chamado à ação: a formação docente não pode ser subserviente às agendas que excluem a diversidade cultural e apagam os traumas históricos.

Por que isso importa?

Enquanto a Panamazônia arde, a educação segue sendo um dos últimos bastiões de resistência. E eventos como o Conversatório não apenas iluminam as questões que cercam o ensino de História, mas reafirmam que é por meio da formação crítica de professores que se pode plantar as sementes de uma sociedade mais justa e igualitária.

📖 Para acessar o livro debatido durante o evento, clique aqui: https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf
 

📹 Quer acompanhar a íntegra da fala da professora Maria Lima? Assista à gravação no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=U0JQG5i5z8o.

O trabalho da REPAMFEH é uma fagulha de esperança em tempos de retrocessos. Conheça mais em: https://repamfeh.wixsite.com/repamfeh.

EQUIPE DO GEPEH/UFMS  PRESTIGIA LANÇAMENTO DO LIVRO DO GEPI

Livro: A Política Externa do Terceiro Governo Lula

No dia 30 de setembro de 2024, a Coordenadora do GEPEH/UFMS, professora Maria Lima e o vice- coordenador, professor Lourival dos Santos, acompanhados do acadêmico Gustavo Machado e da acadêmica Samilly Albuquerque, participaram do lançamento do segundo livro do GEPI, organizado pelo professor Samuel de Jesus.O evento reuniu pesquisadores, graduandos e demais interessados em política internacional para discutir o novo papel do Brasil no cenário global.

Sobre o Livro: Após um período de isolamento no cenário internacional, o livro analisa o retorno do Brasil nesta arena. Destaca ainda, a postura do governo Lula em relação à guerra da Ucrânia e as propostas de diálogos de paz, as relações diplomáticas que o país estabeleceu em 2023 e 2024 sobre temas como a expansão dos BRICS e o rompimento das relações diplomáticas com Israel.

Importância Acadêmica com contribuições de membros do Grupo de Estudos de Política Internacional da UFMS, acadêmicos do curso de licenciatura em História da UFMS, o livro oferece uma análise crítica e contextualizada da política externa brasileira, propondo reflexões sobre a posição progressista e de mediação do Brasil em questões internacionais. Este é o segundo livro publicado pelo grupo, que busca fomentar o debate sobre política internacional e refletir sobre a atuação do Brasil no contexto global a partir de produções discentes. O trabalho é um exemplo do compromisso do professor Samuel na oferta de uma formação de qualidade a seus/suas alunos (as).

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