A equipe do NEABI e GEPEH, junto aos acadêmicos da UEMS (Amambai) e UFMS (Campo Grande), no dia 19 de maio de 2017, fizeram uma visita a comunidade - Furnas do Dionísio - localizada no município de Jaraguari - MS. As equipes e os discentes tinham como foco central, o objetivo de compreender os principais elementos que envolvem o trabalho de campo como componente didático contextualizado em situações de investigação e reflexão sobre o tempo.
A chegada ocorreu em torno das 9:00. A primeira “parada” foi na casa da professora Clemilda moradora de furnas e professora na escola Zumbi dos Palmares, os acadêmicos ouviram sua história de vida e memórias da comunidade. Logo após, seguiram em direção à casa da primeira entrevistada do dia, dona Lourdete, uma vez que seriam realizadas entrevistas, utilizando a metodologia de História Oral de Vida. - Mulher forte, inspiradora e cheia de alegria -. Narradora plena, contou um pouco sobre as tradições e festas que são comuns em Furnas do Dioniso. Logo após, retornaram à casa da professora Clemilda para o almoço. A comida estava maravilhosa, a galinhada, o feijão, a salada, o cafezinho pós - almoço. Tudo estava muito bom! Em seguida foram para a Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade, tiveram a oportunidade de acompanhar um pouco do dia dos alunos, depois disso, seguiram para a cachoeira - lugar bem agradável e com uma bela paisagem - na companhia dos alunos da Zumbi dos Palmares. Posteriormente seguiram rumo à casa da dona Maria Batista, outra moradora e entrevistada que contou mais sobre a história da comunidade, tradições e as mudanças que ocorreram por lá. Em seguida foram a casa da dona Cida, mulher forte, que os recebeu com sorriso no rosto. Assim que chegaram, estava terminando de fazer rapadura. Ela contou mais sobre a comunidade e sobre os alimentos produzidos, incluindo a rapadura, a farinha e seus processos de produção. Seguidamente, quase terminando o dia, conheceram a igreja católica da comunidade.
Voltaram para Campo Grande cerca de 19:00. O dia em Furnas foi produtivo, com as entrevistas conseguiram experimentar o lado prático da Metodologia História Oral de Vida. Apaixonaram não só pelos moradores que são acolhedores e receptivos, mas pelo lugar que é fantástico.
Imagens:
Comments